Panorâmica de Porto Alegre

sábado, 14 de agosto de 2010

"A Janela da Alma"

Trailer do Filme "A Janela da Alma"

O filme “A Janela da Alma” trata de um documentário baseado na maneira com que pessoas com deficiência visual enxergam a vida, o mundo.
Neste documentário há depoimentos de personalidades de várias partes do mundo, que possuem desde problemas de miopia até cegueira, ou seja, desde aquelas que enxergam a vida um pouco embassada até aquelas que enxergam somente vultos ou as que simplesmente não enxergam nada. Cito, como exemplos, o escritor José Saramago e o fotógrafo Eugen Bavcar, que apesar de cego, faz retratos. Algumas cenas do filme aparecem sem nitidez, justamente para caracterizar o tema. O lado interessante do filme é a maneira com que cada pessoa supera a sua deficiência, sem deixar de viver e tão pouco sem deixar de olhar. Alguns sabem exatamente quantas curvas são necessárias para percorrer um determinado caminho e outros utilizam sons característicos de cada lugar. Um momento curioso do documentário e que me chamou a atenção foi quando um personagem relatou que preferia ver de óculos, pois estes emolduravam o que considerava principal. Usando somente lentes, ele achava que enxergava demais.
Para nós, fotógrafos, o “olhar” é fundamental. Olhar significa interpretar uma cena e isto é pessoal. Muitas vezes as pessoas vêem um mesmo cenário mas o interpretam de maneiras diferentes. No caso dos deficientes visuais, estes não enxergam mas conseguem olhar através de recursos alternativos, sentindo e interpretando aquilo que está à sua volta.


Movimento - ULBRA/Canoas


 Fotografia Documental - ULBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário