Panorâmica de Porto Alegre

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Criança, a Alma do Negócio



Em um mundo constituído na sua maioria por países capitalistas, "consumir" significa estar inserido neste mundo. A publicidade é a ferramenta utilizada para aumentar cada vez mais o consumismo, sendo que o principal veículo de comunicação é a TV. As crianças brasileiras são as que mais assistem TV no mundo, sendo portanto, um alvo em potencial para a publicidade. Aliado a isto, existe a comparação entre elas, onde "ter" é sinônimo de "existir", de ser igual ou melhor que a outra criança. Outro problema é o aumento da obesidade infantil, causada principalmente pelo consumo elevado de açúcar e gordura inseridos  em produtos como refrigerantes, bolachas recheadas, chocolates e salgadinhos. 
Com o objetivo de frear este consumismo e proteger a saúde infantil, alguns países estão restringindo e até proibindo a publicidade de determinados produtos nos horários em que as crianças mais assistem TV. No momento, o Brasil não se encontra entre estes países, mas já existem manifestos e a esperança que em um futuro próximo este objetivo seja alcançado.

M.L.B - 13 anos

Entrevista:
-Se você pudesse escolher um presente, o que você gostaria de ganhar?
Um netbook

-Os seus sonhos de consumo têm influências dos seus amigos?
Na maioria das vezes, sim.

-Quando está em casa, qual é o seu passatempo preferido?
TV e Internet.

Fotografia Documental - ULBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário