Em um mundo constituído na sua maioria por países capitalistas, "consumir" significa estar inserido neste mundo. A publicidade é a ferramenta utilizada para aumentar cada vez mais o consumismo, sendo que o principal veículo de comunicação é a TV. As crianças brasileiras são as que mais assistem TV no mundo, sendo portanto, um alvo em potencial para a publicidade. Aliado a isto, existe a comparação entre elas, onde "ter" é sinônimo de "existir", de ser igual ou melhor que a outra criança. Outro problema é o aumento da obesidade infantil, causada principalmente pelo consumo elevado de açúcar e gordura inseridos em produtos como refrigerantes, bolachas recheadas, chocolates e salgadinhos.
Com o objetivo de frear este consumismo e proteger a saúde infantil, alguns países estão restringindo e até proibindo a publicidade de determinados produtos nos horários em que as crianças mais assistem TV. No momento, o Brasil não se encontra entre estes países, mas já existem manifestos e a esperança que em um futuro próximo este objetivo seja alcançado.
Fotografia Documental - ULBRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário