Panorâmica de Porto Alegre

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Fotografia Publicitária em Questão

A Fotografia Publicitária é uma encomenda que abrange diversas áreas: Propaganda, editorial, industrial, institucional, comercial ou qualquer outro veículo de divulgação. É mais sofisticada e exigente, sendo portanto, mais cara. Quanto aos orçamentos, existem dois tipos:
-Orçamento Fechado: Aprovado sem custos adicionais.
-Orçamento Aberto: O fotógrafo apresenta o custo do seu cachê mais a estimativa de despesas de produção, sendo que estas são apresentadas no final do trabalho.
O fotógrafo profissional deve ter alguns atributos, como técnica, talento, sensibilidade e atualização constante. Ele inicia seu trabalho a partir do momento que recebe um layout do cliente para orçar. O cachê do fotógrafo é a remuneração pelos direitos concedidos para a utilização da foto, possuindo os direitos morais e patrimoniais da mesma. O tipo de mídia que será veiculada a foto e o tempo que ela permanecerá exposta interferem no custo. A reutilização de uma fotografia significa que ela será veiculada novamente e se a mídia for diferente, trata-se de nova utilização. Segundo a ABRAFOTO, o valor da remuneração pela reutilização deve ser calculado sobre o cachê do fotógrafo. O fotógrafo é proprietário de todo material, como cópias, negativos e transparências, a menos que no contrato haja cessão de direitos. O contrato, neste caso, é muito importante e os orçamentos por escrito, autorizações e protocolos têm a função de proteger o fotógrafo e o cliente.

Fonte de Pesquisa: 
www.abrafoto.org

Exemplos de fotografias publicitárias produzidas de acordo com um layout proposto pelo cliente:
Chá da Tarde
Produção: Marcelo Filimberti, Fernanda Lazzarotto, Jonathas Costa e Vítor Lumertz



Cozinha
Produção: Marcelo Filimberti e Jonathas Costa

Fotografias e Edições: Marcelo Filimberti
Disciplina: Fotografia Publicitária - ULBRA
Orientação: Prof. Fernando Pires

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